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4 melhores exercícios físicos para a terceira idade

O avanço da idade traz mudanças significativas no corpo, com maior chance de comprometer a qualidade de vida do idoso. Um exemplo típico dessa alteração é a perda de massa muscular, que aumenta o risco de fraturas ósseas.

A boa notícia é que existem formas de evitar esse declínio fisiológico, sendo a principal delas adotar a prática de exercícios para idosos, que estimularão o corpo, mantendo-o ativo e saudável.

E quais seriam as atividades físicas mais adequadas à terceira idade? Preparamos uma lista com 4 sugestões de exercícios mais recomendados e realizados em academia para idosos. Confira!

Musculação

A musculação é a atividade física ideal para reverter e evitar a perda de massa muscular, que ocorre significativamente na terceira idade e se intensifica com o passar dos anos, promovendo uma redução da força e aumento do risco de fraturas ósseas.

Como se trata de um público específico que realizará a musculação, o dos idosos, recomenda-se que haja um acompanhamento profissional mais intenso, para garantir que os exercícios sejam executados corretamente, minimizando a chance de lesão.

Pilates

O Pilates tem como principais diferenciais ser altamente eficaz para manter a flexibilidade e mobilidade, porque trabalha a elasticidade, a força, a coordenação motora e a postura. Recomenda-se que seja acompanhado por um profissional especializado, para realização correta dos exercícios.

Caminhada

A caminhada é simples e não demanda grandes investimentos para ser realizada, sendo a opção com melhor custo-benefício. Como se trata de uma atividade de impacto, ela aumenta a densidade óssea, o que implica na redução da possibilidade de desenvolver osteoporose.

Dança

A dança é uma atividade física para idosos que faz bastante sucesso, com menor índice de rejeição. Ela dá sensação de relaxamento, melhora o humor e bem-estar, além de queimar calorias. Paralelamente, estimula a interação em grupo, combatendo sintomas da ansiedade, depressão e baixa autoestima.

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