Alimentos com arginina

A arginina é um aminoácido essencial para o nosso organismo. Os aminoácidos são as substâncias envolvidas na síntese de proteínas, enzimas e outras substâncias. É fundamental para diminuir os níveis de colesterol, para estimular a síntese de creatina e poliaminas no DNA e estimula a liberação do hormônio de crescimento.

O que é?
A arginina faz parte dos 20 aminoácidos que compõem as proteínas. No tecido hepático é sintetizada no ciclo da uréia. Se encontra envolvido em diversas atividades das glândulas endócrinas.
Para que serve?
É um aminoácido essencial que é necessário na dieta sob certas condições. Pode estimular a função imunológica, aumentando o número de leucócitos. Esta relacionada com a síntese de creatina, poliaminas e no DNA.
Tem a capacidade de reduzir o colesterol, melhorando a capacidade do sistema circulatório. Também estimula a síntese de hormônio de crescimento, reduz os níveis de gordura corporal e facilita a recuperação dos atletas ao retirar a amônia, um resíduo muscular resultante do exercício anaeróbico tornando-ureia para excretarlo através da urina.
Tem efeitos vasodilatadores.
Um adulto deve consumir de 2 a 3 de arginina 3 vezes ao dia. É muito útil para pessoas que sofrem de doenças do coração, obesidade e enxaqueca. Você pode obter de forma natural e em suplementos.
Alimentos com arginina
Entre os alimentos que contêm arginina, temos:
Frutos do mar
Em diversas variedades de frutos do mar e peixes como o salmão, caranguejo, atum, lula, lagosta, camarão e sardinha podemos encontrar arginina em elevadas quantidades.
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Carne
Proporciona proteínas e arginina. A carne de vaca, porco, peru, frango e fígado contêm arginina. O fígado destes animais é muito rico em arginina, sendo o fígado de vaca, o mais rico nessa substância.
Ovos
Contém uma elevada quantidade de arginina.
Legumes
Como ervilhas, lentilhas e feijões são uma fonte de proteínas.

Chocolate
O cacau em pó, sem açúcar ou chocolate, em copo contêm elevadas quantidades de arginina.
Legumes
Destacam-se as espinafre, cebolinha, cebola, feijão, cebolinha, algas, alho, champoñones, alho-poró e o pimentão. A proteína de soja também é uma ótima fonte de arginina.
Frutas
São ricas em arginina, a uva, kiwi, melancia, morango, abacate e uvas.
Frutos secos
Amendoins, amêndoas, castanhas de caju, pistache, amendoim, nozes, avelãs e nozes são uma grande fonte de arginina e ômega 3.
Grãos
O trigo integral é rico em arginina.
Bebidas
Chá preto, chá, cacau, café, vinho e cerveja trazem arginina.
Efeitos colaterais e advertências
Não deve ser consumido em excesso, é perigosa para o corpo em grandes quantidades.
Um consumo excessivo reduz a pressão arterial, causa diabetes, causa desequilíbrios químicos no sangue e aumenta o risco de hemorragias.
Interage com o medicamento como analgésicos para o controle da natalidade, para controlar a pressão arterial, disfunção erétil, anticoagulantes e insulina.
Não deve ser consumida em forma de suplementos por lactantes ou mulheres grávidas.

Fonte:
(1) https://es.wikipedia.org/wiki/Arginina
(2) http://guidewhat.com/belleza/los-10-alimentos-ricos-en-arginina.php