Alimentos com caseína

Os alimentos com caseína são muito recomendados em nossa dieta diária para contribuir para a construção de massa muscular, no entanto, aqueles que sofrem de alergia ao leite, em muitas ocasiões são alérgicos a caseína que esta contém.

O que é caseína?
A caseína é uma fosfoproteína que está presente no leite e alguns de seus derivados fermentados, como o queijo ou o iogurte. No leite, pode-se encontrar na sua fase solúvel associada ao cálcio.
As caseínas são proteínas que precipitam quando o leite é acidifica a um pH 4,6. Por esta razão, é também conhecido como a proteína insolúvel de leite. Não precipitam-se facilmente por ação do calor, precipitam por cima protease presente no estômago dos mamíferos conhecida como rennina formando paracaseína. Ambas as reações (ácida e enzimática) é aproveitada na fabricação de queijos.
Alimentos com caseína
Entre os alimentos que contêm caseína temos:
Leite
É a principal fonte de caseína. As suas proteínas são compostas por 80% de caseína e 20% de whey. Se você é intolerante à lactose devem-se pesquisar outras fontes de caseína.
Cremes e iogurte
O iogurte e os cremes são fabricados a partir de leite, por esta razão contêm caseína em elevadas quantidades.

Queijo
O queijo é rico em caseína. Durante o seu fabrico é desprezada uma grande quantidade de soro de leite e lactose deixando caseína na coalhada. O queijo Cotagge é um dos mais ricos em caseína, mas também um dos que mais soro de leite e lactose tem.
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Pó de caseína
A caseína é extraída do leite por processo de filtração e se tem ela em forma de pó. Esta é a proteína preferida dos bodybuilders e amantes do esporte, pelo seu elevado valor biológico. São proteínas de liberação lenta, pelo que devem ser consumidos antes de dormir para contribuir para a recuperação muscular.
Produtos lácteos
Você pode encontrar caseína na manteiga, sorvete, queijo, pudim, iogurte e creme azedo. Também em sorbetes, creme e pudim. Qualquer alimento que contenha leite, contendo caseína.
Alimentos com caseína sem leite
A margarina, queijo sem leite, atum, chocolate, barras de cereais e carnes processadas podem conter traços de caseína.
Importância da caseína
É recomendada aos atletas na forma de suplementos para obter uma grande variedade de aminoácidos e promover o crescimento, desenvolvimento e recuperação muscular.
Contra-indicações
A caseína pode causar alergia em algumas pessoas. Neste caso, não só se deve evitar o leite e seus derivados, mas também, ler os rótulos dos alimentos para verificar que não tenha traços de caseína presentes no ácido láctico e aromatixantes artificiais.

Fonte:
(1) https://alimentoscon.com/caseina/
(2) https://muyfitness.com/alimentos-que-contienen-caseina_13066645/
(3) https://es.wikipedia.org/wiki/Caseína