Alimentos com goitrógenos

Os alimentos goitrógenos ou bociogenos são uma série de produtos que podem piorar ou agravar condições médicas crônicas. Seu consumo deve ser reduzidos ou eliminados em alguns casos, pelo que é necessário reconhecer quais são este tipo de alimentos, para desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao seguir uma dieta saudável e balanceada.

O que são os alimentos goitrógenos?
Os alimentos goitrógenos ou bociogenos são aqueles que possuem substâncias que provocam alterações na função da glândula tireoide. São conhecidos como bociogenos o termo “Bócio” ou “Goitre ou Goiter” (em inglês) que se emprega para referir-se à glândula tiróide.
Definem-Se assim os alimentos que provocam alterações na tireoide. A doença causa uma inflação no pescoço conhecida como bócio, no entanto, esses casos são raros, devido à l apronta atenção e à medicação.
Os alimentos goitrógenos continuam causando cautela, pois acredita-se que coloca em risco a tireoide, mesmo se você não tem uma condição.
A maioria dos alimentos goitrógenos são os vegetais que pertencem à família das brassicaceae. Apesar de que estes alimentos são considerados saudáveis pela quantidade de nutrientes que proporcionam, as pessoas com condições crônicas devem evitá-los e consumi-los com moderação, devido à sua contribuição de iodo.
O iodo é fundamental para o funcionamento da tiróide e de seu adequado aporte depende o funcionamento da glândula. Um consumo em excesso pode aumentar os sintomas de doenças crônicas.
RECOMENDADO Alimentos fibrosos
Os alimentos bociogenos só afetam a tireóide se consomem crus, quando são cozidos não provocam efeitos colaterais.
Quais são os tipos de goitrógenos existem?
Existem três tipos principais de goitrógenos:
Os goitrinos e os tiocianatos:
São aqueles que ocorrem quando as plantas são danificadas.
Flavonóides:
São aqueles que estão presentes em estado natural em alguns alimentos. São bons antioxidantes, mas, podem se transformar em compostos goitrogénicos por ação de nossa flora intestinal.
O que causa efeitos de uma alta ingestão de goitrógenos?
Para as pessoas que sofrem de problemas de tireóide, os goitrógenos podem piorar o funcionamento da glândula desta forma:

Bloqueando o iodo
Podem evitar que o iodo entra na glândula tireóide, evitando que se produzam hormônios tireoidianos.
Inibição da TPO
Esta enzima é a responsável por unir-se ao iodo ao aminoácido tirosina para formar a base de hormônios tireoidianos.
Reduzindo os níveis de TSH
Os alimentos goitrógenos intervêm na liberação de TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide), substância que contribui para a produção de hormônios.
Quando ocorrem esses efeitos na tiróide uma pessoa pode experimentar problemas na regulação da temperatura corporal, síntese de proteínas, frequência cardíaca, níveis de cálcio no sangue e metabolização das gorduras e dos carboidratos.

O que outros problemas podem causar os goitrógenos à saúde?
Deficiências na produção de hormonas da tiróide pode provocar:
Aumento de peso.
Deterioração mental.
Doenças cardíacas.
Fraturas ósseas.
Atrasos no desenvolvimento.
Quais são os alimentos goitrógenos?
Glúten
Entre os goitrógenos temos os alimentos com glúten. O sofrer de sensibilidade ao glúten pode causar desordens auto-imunes, como diabetes tipo 1, a síndrome., doença de Addison, a artrite reumatóide e a doença tireoidiana auto-imune. No caso de sofrer de hipotireoidismo auto-imune é aconselhável reduzir o consumo de trigo, cevada e centeio.
RECOMENDADO Benefícios (poderosos) do NONI para a SAÚDE
As isoflavonas da soja
A soja é um alimento saudável, mas, tem genisteína, um tipo de isoflavona, que compete com os hormônios da tireoide no uso do iodo, bloqueando o seu funcionamento. As isoflavonas podem ser desativados por cozimento ou fermentação.
Legumes brassicaceae
Existem compostos conhecidos como isotiocianatos nos vegetais crucíferos, que bloqueiam a peroxidase tireoidiana, bloqueando o iodo necessário para a produção de hormônios. As pessoas com problemas de tireóide não devem evitá-lo, mas consumi-los cozidos ou no vapor.
Entre os alimentos bociogenos têm-se:
Bok choy.
Broccoli.
Brotos de bambu.
Couve.
Couves-de-Bruxelas.
Couve-flor.
Swede.
Couve-rábano.
Pêssegos.
Espinafre.
Morangos.
Mostarda e mostarda.
Nabos.
Batatas doces
Peras.
Rodas dentadas.
Rabanetes.
Rabanetes.
Repolho.
Soja.
De entre todos os alimentos com goitrógenos, apenas deve-se evitar o glúten. Os outros alimentos continuam a ser benéficos e pode diminuir seus efeitos com alguns minutos de cozimento e consumiéndolos com moderação, pois seus efeitos são cumulativos.

Fonte:
(1) https://alimentoscon.com/bociogenos-goitrogenos/
(2) https://www.entrenamiento.com/salud/alimentos-con-goitrogenos-son-peligrosos/
(3) http://megustaestarbien.com/2012/03/14/hipotiroidismo-y-dieta-goitrogenos-y-grasas-saturadas/
(4) https://muyfitness.com/lista-alimentos-goitrogenos-info_23418/