Alimentos vasodilatadores

Uma das formas de melhorar a nossa saúde em geral e o nosso desempenho é através de alimentos vasodilatadores. Estes, como o seu nome indica, relaxam e expandem a parede dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue para os órgãos e músculos.

O que são?
São todos aqueles alimentos que têm a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos de maneira natural, aumentando o fluxo de sangue para os órgãos e os músculos, melhorando a sua oxigenação e o seu funcionamento.
A vasodilatação é definido como o relaxamento dos vasos sanguíneos. Isso, favorece o envio de nutrientes aos músculos durante o exercício e durante a recuperação. Também aumenta a oxigenação dos órgãos como o cérebro, contribuindo para o seu funcionamento.
Existem formas de estimular a vasodilatação e é através do consumo do aminoácido precursor da arginina em óxido nítrico (NO2). Ao ser sintetizado pelo organismo, o óxido nítrico dilata a parede das artérias, aumentando o transporte de glicose, oxigênio, aminoácidos e diversos nutrientes através da circulação. Esta substância é comum encontrá-la em suplementos desportivos e está indicada para treinar com maior intensidade e para acelerar a recuperação.
Alimentos vasodilatadores
Apesar de que se podem dilatar as paredes dos vasos sanguíneos com suplementos, o mais seguro e saudável é consumir alimentos que aumentem de forma natural os níveis de óxido nítrico. Alguns desses alimentos são:
Beterrabas
São um dos melhores vasodilatadores naturais que existem. É rica em nitratos e citrulina, um aminoácido necessário para a síntese de arginina, um aminoácido precursor do óxido nítrico. Estudos têm mostrado que consumir suco de beterraba 30 minutos antes do treino aumenta o fornecimento de nutrientes para os músculos.
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Alho
É um anti-inflamatório natural e tem a capacidade de gerar pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio, substância que provoca vasodilatação e reduz os níveis de colesterol.
Espinafre
O espinafre dá nitratos, os quais atuam como precursores do óxido nítrico. Ao consumi-la nossa saliva torna os nitratos em nitritos e, em seguida, estes são trasforman em óxido nítrico, devido à ação do ácido gástrico do estômago.
Chocolate preto
O chocolate com mais de 70% de cacau contém flavonóides, substâncias necessárias para formar óxido nítrico.
Frutos secos
Os frutos, ricos em óleos proporcionam arginina, estimulando a produção de óxido nítrico. Recomenda-Se consumir até 4 vezes por semana.
Sandia
Traz citrulina, substância que é convertida em arginina e aumenta os níveis de óxido nítrico.
Aipo
C ftalida 3-n-butilo, um composto químico que tem a capacidade de regular a produção de prostaglandinas. Essas substâncias regulam a dilatação das paredes dos vasos sanguíneos.

Soja
Estimula a produção de óxido nítrico, uma vez que é uma fonte de flavonóides e de arginina.
Banana
Segundo a Escola de Medicina de Harvard, as bananas são ricas em potássio, outro mineral que dilata as paredes dos vasos sanguíneos.
Pimenta vermelha
Atua como termogênico e dilata as paredes dos vasos sanguíneos devido ao seu conteúdo em capsaicina, substância que é muito benéfica para a circulação cerebral.
Alimentos ricos em niacina
É conhecida como vitamina B3 e pode dilatar os vasos e aumentar o fluxo de sangue.
Guaraná
É muito rica em cafeína, substância que tem efeito vasodilatador.
Esparrago
Contêm ácido nicotínico, um precursor da niacina ou vitamina B3.
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Mirtilos e amoras
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition e realizado pela Universidade de Harvard, uma porção de mirtilo por semana reduz o risco de sofrer de hipertensão. Isto se deve a que são uma fonte de antocianinas, substâncias que dilatam os vasos sanguíneos.
Grãos integrais e cereais ricos em fibras
Os grãos integrais são ricos em fibras e magnésio, substâncias que eliminam o colesterol e estimulam uma adequada circulação.
Batatas ou batatas
São uma grande fonte de potássio e magnésio. Recomenda-Se consumi-las cozidas ou assadas.
Peixes de água fria
São ricos em ômega 3, um ácido graxo essencial para a saúde do sistema cardiovascular. Recomenda-Se consumir os seguintes peixes de água confia: Salmão, truta, cavala, atum e bacalhau.
Brócolis
É um poderoso vasodilatador, pois fornece potássio, magnésio, fibras, vitamina C e niacina.

Fonte:
(1) http://remedios.innatia.com/c-plantas-vasodilatadoras/a-vasodilatadores-naturales.html
(2) https://alimentoscon.com/vasodilatadores/
(3) http://beoson.info/15-mejores-alimentos-vasodilatadores