Benefícios da luteina

As plantas contêm muitos pigmentos que nosso organismo utiliza como nutrientes valiosos, como é o caso da luteína, um pigmento com inúmeras propriedades que beneficiam a nossa visão e a nossa saúde.

O que é?
A luteína é um composto químico que pertence ao grupo das xantófilas. Trata-Se de um pigmento de cor amarela, que se encontra em algas, plantas, bactérias fotosintéticas e na gema de ovo. Normalmente é usado como aditivo no tratamento comercial dos alimentos.
Os animais não produzem luteína por isso deve ser consumida de fontes vegetais e é considerada um antioxidante. Normalmente é encontrado junto a zeaxantina na macula terapia de reposição hormonal ocular e está relacionada com a redução da degeneração macula ocular, melhorando a visão e evitando a progressão das cataratas. Também actua como um filtro na pele para a luz de onda menor.
Para que serve?
A luteína é conhecida como vitamina carotenóide, está relacionada com o beta-caroteno e a vitamina A, e sua absorção é maior quando se consome com uma refeição de alta em gorduras. É considerado a vitamina dos olhos, porque ajuda a prevenir a degeneração macular senil, retinite pigmentosa e as cataratas.
Também é usada para prevenir o câncer de cólon, diabetes tipo 2, doenças do coração e o câncer de mama.
Benefícios
A vitamina a e beta-caroteno são conhecidos por seus benefícios para os olhos e a luteína complementa tais ações devido ao seu poder antioxidante, pois atua diretamente sobre os radicais livres nocivos que danificam as células do sistema ocular, protegendo-a da luz ultravioleta que atravessa a córnea e pode danificá-la.
Nutriente essencial
É um nutriente essencial para a proteção dos olhos e o nosso organismo não o produz. A luteína gera os pigmentos necessários para o funcionamento da retina. Esta, está formada por uma elevada concentração de luteína, que atua como óculos protetores da luz azul, evitando o desenvolvimento de catarata e degeneração macular.
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A revista Archives of Ophthalmology suplementó a um grupo de pessoas com luteína e outro grupo com um placebo, as pessoas que consumiram luteína tiveram uma perda de visão mais lenta do que o grupo que consumia placebos.
O poder antioxidante da luteína evita a oxidação dos ácidos poliinsaturados que compõem a retina, como resultado da incidência da luz nessa área.
Filtro de luz
A luteína actua como um filtro de luz, protegendo os olhos dos efeitos nocivos do sol tal como o faria um óculos.
Protege a mácula, a qual, encontra-se na retina ocular e é o ponto de maio acuidade visual.
Para a pele
Suas propriedades antioxidantes atingem a pele e protegem das radiações solares que podem causar câncer e outras doenças degenerativas.
Contra o câncer
Trata-Se de um carotenóide poderoso que tem a capacidade de reduzir as chances de câncer de cólon e de próstata, de acordo com os últimos estudos realizados.
Hoje em dia a luteína é cultivada sobre a microalga Muriellopsis e é usada como corante biológico de alimentos, de aditivos nos alimentos para animais de fazendas, em aquicultura, medicamentos e cosméticos.

Lista de alimentos com luteína
Entre os alimentos que contêm luteína, temos:
Brócolis
Trata-Se do vegetal com maior concentração de luteína, também fornece catequinas e quercetina, substâncias que reduzem a inflamação e dano celular oxidativo.
Espinafre
Espinafre contêm uma grande concentração de luteína por isso que se destacam pela sua ação reparadora e antioxidante. Além disso, 20% de sua composição é de fibra dietética, que controla os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a deterioração da visão provocada pelo diabetes.
Abobrinha
As abobrinhas são uma grande fonte de luteína, que previne doenças visuais, são saciantes e baixos em calorias.
Ovos
É um dos melhores alimentos que você pode consumir, são ricos em proteínas e aminoácidos, assim como a luteína e outros antioxidantes necessários para os nossos olhos.
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Laranja
Esta fruta é rica em água, vitamina C e luteína. Seu consumo pode prevenir as cataratas, os transtornos da refração e da degeneração macular.
Outros alimentos ricos em luteína são:
Algas para cozinhar.
Ervilhas.
Agrião.
Couve-flor.
Alface.
Salsa.
Pimentões verdes, amarelos e vermelhos.
Repolho.
Também é possível encontrá-la em alimentos aos quais se adicionou como corante biológico, por isso é recomendável ler os rótulos para verificar que recebemos as doses adequadas de luteína por dia.
Como a luteína engorda?
Esta substância, por si só, não engorda e os alimentos que as contêm são considerados produtos saudáveis e de baixas calorias, desde que se siga um processo de cozimento saudável. A luteína necessita de gordura para ser absorvida em sua totalidade, porque é liposuluble, mas podem consumir gorduras boas e naturais, como óleo de oliva ou bem, aquela que adicionamos em pequenas quantidades aos nossos alimentos. Se você seguir uma dieta saudável, a luteína não engorda.
Dose recomendada
A luteína é segura quando ingerido de forma adequada, recomenda-se uma dose de 6,9 a 11,7 mg por dia e é segura na dose de 15 mg durante um período máximo de dois anos, no caso dos suplementos.
Efeitos colaterais
Se consumir mais do que a dose recomendada de luteína não é necessário se preocupar porque não produz efeitos colaterais, mas, por vezes, pode provocar alguns como:
Reacções alérgicas na pele, como urticária, prurido e salpullido.
Hipercarotenosis ou pele amarela, é um efeito colateral do excesso de luteína que provoca um tom amarelado na pele. Este desaparece em poucos dias de suspender o consumo de luteína.
Geralmente estas duas reações ocorrem quando você ultrapassa a dose de 6 mg por dia de luteína ou quando se consomem muitos vegetais que contêm grandes concentrações deste carotenóide. Não é motivo de alarme, e só deve ser interrompido o consumo até que os sintomas desapareçam.
Não causa nenhum efeito se combinado com outros antioxidantes como a zeaxantina.

Fonte:
(1) https://www.acidohialuronico.org/luteina-que-es-propiedades/
(2) https://www.myprotein.es/thezone/suplementos/luteina-propiedades-beneficios/
(3) https://es.wikipedia.org/wiki/Luteína
(4) https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/natural/754.html