Benefícios de nadar todos os dias

As crianças querem ser como os golfinhos na água e os adultos procuram acondicionamento, aparência e saúde. Os benefícios da natação não se limitam a estas coisas, mas é importante que saibamos que este esporte não só é importante para ter boa saúde, mas também para aqueles que desejam manter a boa forma.

Bom, se você já pratica o esporte e não sabe quais são os benefícios da natação, ou tem dúvidas em escolher a atividade ideal para você, então vamos conhecer um pouco mais sobre este esporte que refresca e evita o desconforto da transpiração e das temperaturas extremas.
Cada vez são mais os colaboradores que buscam na natação um momento para relaxar, ou então a oportunidade de se exercitar para perder peso, já que essa atividade tem um gasto calórico maior do que o de caminhar por unidade de tempo e, além disso, se mover mais grupos musculares, gerando muito gasto de energia.

“As pessoas que praticam natação ao meio-dia nos dizem que depois de nadar lhes atinge um almoço leve para continuar a trabalhar à tarde. Para outros, o horário ideal é após o trabalho e antes de ir para casa, já que quando entram em sua casa, lhes custa muito sair de novo. Isto permite-lhes chegar a sua casa de bom humor, sem as preocupações do trabalho. Depois de nadar em suas renovado”, assegura Alexandre Legasa, reitor do Instituto de Natação e Esportes de Buenos Aires.

Segundo a Organização Mundial de Saúde considera-se que o stress relacionado com o trabalho afeta negativamente a saúde física e psicológica dos trabalhadores, bem como a eficácia das instituições para as quais trabalham. Destinar 70% do horário de almoço, ao esporte e 30% para a ingestão de alimentos favorece a saúde mental e física de qualquer indivíduo, aumentando a concentração, a produtividade e o bom humor.
1. Longevidade
Pesquisadores da universidade da carolina do sul, fizeram testes durante 30 anos com homens entre 20 e 90 anos, e descobriram que aqueles que praticavam natação contavam com taxa de mortalidade de 50% inferior aos comparados com as demais pessoas fisicamente ativas, ou aquelas que mantinham um estilo de vida sedentário. Vale ressaltar que pesquisas semelhantes foram realizadas com mulheres, e os resultados foram semelhantes. Por que não garantir mais anos de vida dando braçadas na piscina?
2. Não há impacto
É comum ouvir pessoas a dizer que sentem desconforto ao início da prática de exercícios físicos. A natação é diferente, porque oferece algo que nenhum outro exercício aeróbico oferece: oferece a possibilidade de trabalhar todo o corpo, sem nenhum impacto severo no sistema esquelético, reduzindo assim a dor durante a fase de adaptação.
Isso acontece porque, quando você está sob a água, seu corpo automaticamente se torna mais leve. Se mantiver o seu corpo sob a água até a cintura, seu corpo permanecerá em 50% do peso. E se você mergulhar um pouco mais até a altura do peito, o peso pode ser reduzido para 25 ou 35% do peso total e manter todo o corpo sob a água até a altura do pescoço, o peso é equivalente a apenas 10%.
Esses benefícios que a natação proporciona são ideais para trabalhar os músculos rígidos e dores nas articulações, especialmente para as pessoas que trabalham com limitações físicas e de excesso de peso.

3. Artrite
A natação é muito recomendada para pessoas que sofrem de artrite: Os alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e também ajuda significativamente como treinamento aeróbico. O ideal para as pessoas que sofrem de artrite é uma piscina aquecida, já que a água quente ajuda a soltar as articulações rígidas. A verdade é que as pessoas com artrite reumatóide podem desfrutar dos benefícios da natação, até mais do que as outras pessoas, principalmente se combinado com a hidroterapia. As braçadas na piscina podem até mesmo reduzir as dores de osteoartrite.
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4. Força e tônus muscular
Nada é uma ótima maneira de aumentar o tônus muscular e a força, especialmente em comparação com outros exercícios aeróbicos. Quando um atleta corre numa pista, ele se move através do ar, em relação a um nadador, enfrenta a resistência de água, que tem uma densidade de 12% maior do que o ar.
Sabemos que a melhor forma de ganhar força e tom é através da resistência, e aqui já temos um ponto a favor da natação.
Esta resistência não se limita apenas aos músculos, já que estudos têm demonstrado que a natação também pode contribuir para a melhor da resistência óssea, especialmente quando se refere às mulheres na fase pós-menopausa.
5. Trabalha todo o couro e torna-se mais flexível
Ao contrário das máquinas para fazer exercício físico em academias de ginástica, as quais têm a isolar as exercidas em uma parte do corpo, a natação desafia todo o corpo em simultâneo, através de uma ampla gama de movimentos que ajudam as articulações e ligamentos tornarem-se mais flexíveis. Mover os braços, pernas, cabeça e toda a extensão do corpo proporciona que estires melhor o seu corpo na água.
Para maiores benefícios da natação, recomendamos suaves alongamentos antes e depois dos treinos para não sofrer uma lesão.
6. Melhor saúde do coração
Não cria que a natação só tonifica os músculos do peitoral, tríceps e quadríceps, já que um dos maiores benefícios da natação é para o coração. Como a natação é uma opção de exercício aeróbico, este serve para fortalecer o coração, não só ajudando a tornar-se maior, mas também ajudando a um melhor bomba, proporcionando um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

A natação é ideal para combater inflamações em todo o organismo, reduzindo assim as conseqüências causadas por doenças cardíacas. Recomenda-Se pelo menos 30 minutos de natação por dia, essa é uma boa iniciativa para manter a pressão arterial controlada e também reduzir de 30 a 40% a possibilidade de aparecimento de doenças cardíacas em mulheres.

7. Controle de peso e queima de calorias
Muitas pessoas pensam que como a água é normalmente mais fria do que a temperatura de nossos corpos, é um problema para perder peso exercícios dentro da piscina, mas é necessário que esses pontos de vista foram corrigidos. Atualmente, a natação é reconhecida como um dos maiores queimadores de calorias, o que pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam manter o peso sob controle.
A quantidade de calorias queimadas depende não só da intensidade em que se ejercites, mas em sua própria fisiologia. De modo geral, diz-se que a cada 10 minutos de natação, nado de peito, você pode queimar até 60 calorias, enquanto que nadar de costas até 80 calorias.
Mas se você é um nadador avançado, fazendo o estilo borboleta pode queimar nada menos que 150 calorias. Os intervalos e estruturação com tiros de diferentes intensidades podem favorecer a sua recuperação e para permitir uma melhor resistência.
8. Não mais alergias
Um dos benefícios da natação é que ele fornece que se ejercites no ar úmido, o que pode ajudar a reduzir sintomas de asma e alergias. Um grupo de crianças que foram observados durante um programa de natação durante seis semanas e foi possível notar melhorias na severidade dos sintomas de alergias, respiração bucal e ao ronco.
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Os exercícios na piscina podem ajudar no aumento do volume do pulmão e até mesmo aprender técnicas de respiração adequadas. Os benefícios da natação pode ser ainda melhores depois do primeiro ano de prática regular.
9. Controle de colesterol
O poder aeróbico de natação contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol HDL e LDL. Diz-Se que para cada 1% de aumento do nível de colesterol “bom” (HDL), o risco de morte por doença cardíaca cai para 3,5%.
Estudos mostraram que a natação também pode beneficiar a saúde de seu endotélio. Agora, certamente você está se perguntando o que é isso, verdade? Endotélio é nada mais que a fina camada de células que revestem as artérias, e tem a perder a flexibilidade de acordo com o avanço da idade.
Foi comprovado que pessoas de 60 anos que fazem exercícios de natação regularmente têm a função endotelial semelhante à das pessoas de 30 a 40 anos mais jovem, porque a natação faz com que as artérias se expandirem e se contraiam de forma mais eficiente.
10. Diabetes
Foi comprovado que é possível reduzir em até 6% o risco de diabetes a cada 500 calorias queimadas por semana com a natação. Se eu recomendo um mínimo de 30 minutos de natação, 3 vezes por semana, e, portanto, queimar uma média de 900 calorias, reduzindo assim o risco de diabetes tipo 2 em pelo menos 10%.
A natação com uma alta intensidade, 1 vez por semana, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até 16%. A prática regular de natação pode ajudar significativamente no controle glicêmico, principalmente para os diabéticos que praticavam pelo menos 150 minutos por semana, assim ajudando o corpo a lidar com a sensibilidade à insulina, sendo válido tanto para o diabetes tipo 1, quanto para o tipo 2.
11. Sem estresse
Ser proeminente entre o exercício aeróbio, os benefícios da natação se estendem ao fator psicológico também. Mediante o cumprimento dos exercícios e reconhecer a sua capacidade de recuperação, motiva a pessoa a permanecer determinado e animado para seguir em frente. Níveis de endorfinas tendem a ser maiores com os golpes, o que abusar de hormônio da felicidade e ser feliz com o apoio da natação a uma melhor saúde e condição física.
Sinto proeminente entre os exercícios aeróbicos, os benefícios da natação, se estendem também ao fator psicológico. Ao fazer os exercícios e reconhecer a sua capacidade de recuperação, a pessoa se motiva para manter-se determinado e animada para seguir em frente.
Os níveis de endorfina têm a permanecer mais elevados com as braçadas, por isso, abusa da hormona da felicidade e seja feliz com o apoio da natação para uma melhor saúde e boa forma.

12. Auto-estima
Os benefícios da natação podem desencadear muitos outros, entre esses, o bom de estar é um dos propósitos que favorecem as pessoas que se mantém ativas e praticando a natação regularmente. Quem não se sente bem e segura com uma boa forma e uma melhor qualidade de vida? O fato de sentir-se bem pode ser evidente no comportamento e da vida social aqueles que conseguem obter o máximo de benefícios durante toda a vida.