O que é morango?

Os frutos como parte importante em muitas plantas, têm permitido ao homem ter uma vasta e rica fonte de nutrientes que hoje em dia seria impossível não aproveitar dentro de uma dieta balanceada. São conhecidos como morangos os morangos em todas as suas variedades, esta deliciosa fruta é reconhecida como uma grande fonte de antioxidantes e de vitaminas.

O que são os morangos?
As fresas conhecidas em muitos países, como morangos, são pequenos frutos carnosos, de cor vermelha e sabor agridoce. A presença deste fruto está muito estendido à forma de bebidas, doces, comestíveis e até medicamentos.
Caracteriza-Se também por ser uma fruta composta por água em mais de 60%, além de ser pobre em calorias e altamente rica em vitamina C e outros antioxidantes como a vitamina E e beta-caroteno.
Apesar de que as condições climáticas para o desenvolvimento dos cultivos de morango são específicas, sua extensão e cultura a muitas regiões frias e úmidas do mundo tem permitido um maior acesso comercial em quase todas as latitudes. Além disso, é uma cultura que se adapta bem a estufas e em condições controladas.
Características
O morango é uma planta perene produz brotos cada ano, a partir de onde surgem as folhas e caules. Em hastes florais não crescem folhas, mas se flores de cinco pétalas brancas e numerosos estames. As folhas são de um verde brilhante.
A morango não é mais que um espessamento do receptáculo florar, os pontos que há sobre ela são considerados os verdadeiros frutos, em seu interior se encontram as verdadeiras sementes.
Valor nutricional
Por cada 100 g de morangos seu organismo recebe:
Energia 33 kcal

Carboidratos 7.68 g

Açúcares

Fibra alimentar

4.89 g

2 g

Gorduras 0.3 g

Proteínas 0.67 g

Vitaminas

Vitamina B1 0.024 mg

Vitamina B2 0.022 mg

Vitamina B3 0.386 mg

Vitamina B5 0.125 mg

Vitamina B6 0.047 mg

Vitamina B9 24 µg

Vitamina C 58.8 mg

Vitamina E 0.29 mg

Vitamina K 2.2 µg

Minerais

Cálcio 16 mg

Ferro 0.41 mg

Magnésio 13 mg

Manganês 0.386 mg

Fósforo 24 mg

Potássio 153 mg

Sódio 1 mg

Zinco 0.14 mg
Propriedades gerais das fresas
Além das altas concentrações de vitamina C, os morangos possuem quantidades significativas de vitamina B1, B2, B3 e B6. Também, outros micronutrientes de natureza mineral como: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio.
Por outro lado, ao ser baixa em sódio, os morangos ajudam a expelir líquidos. Além disso, o seu conteúdo em fibras faz com que seja um alimento ou uma sobremesa especial se você procura acompanhar outros pratos. Em outro aspecto, é muito recomendada pelos nutricionistas em casos de diabetes e obesidade.
Pelo seu alto conteúdo de vitamina C e algumas vitaminas do complexo B, a fazem ser uma boa opção para aqueles que gostam de depurar o organismo e aumentar a sensação de energia geral para as atividades diárias e o exercício físico.
Finalmente, a composição físico-química de morango cria as condições adequadas para o consumo destas na dieta diária de muitas pessoas. De igual forma, as quantidades, no momento de serem consumidas são a chave para certos grupos de pessoas de acordo com suas condições de idade e dieta recomendada.
Outros benefícios importantes
Combate as infecções: o alto teor de vitamina C faz de morangos uma fruta com benefícios concretos para combater infecções.
Ação contra os radicais livres
A razão para isto reside no fato de que esta fruta é rica em vitaminas e minerais, o que lhe confere ações antioxidantes, de maneira geral.
Prevenção de doenças cardiovasculares
A resposta a isto de acordo com estudos, deve-se a diferentes compostos de polifenóis que têm os morangos.
Ação diurética
O alto teor de potássio e baixo em sódio é o que favorece esse fato.

Diabetes
As baixas concentrações de açúcar fazem as fresas uma boa fruta para incluir na dieta dos pacientes diabéticos.
Antianémico
As quantidades consideráveis de ferro exercem funções favoráveis, como coadjuvante no tratamento da anemia. Até mesmo um copo diário de suco de morango, é uma boa opção para manter bons níveis de hemoglobina no sangue.
Gengivite e outros problemas bucais
A inflamação das gengivas e outras infecções bucais podem ser uma verdadeira dor de cabeça. O ácido fólico em conjunto com a vitamina C em morangos, é o que a faz ser uma boa alternativa.
Previne a gripe
Foi demonstrado que comer 3 porções diárias de morango aumenta as defesas gerais do corpo.
Contribui para o bom desenvolvimento do feto em mulheres grávidas
Isto pode parecer para muitas pessoas, como uma novidade. Mas, foi demonstrado que o ácido fólico e o ferro que contêm os morangos a tornam uma boa opção para a dieta diária de uma mulher em estado de gravidez.
Emagrecer
O alto teor de fibras e ácidos naturais de morango, criam um ambiente orgânico mais alcalino, o que favorece a perda de peso, graças à expulsão de líquidos e desintoxicação do corpo.
Para o fígado
São recomendados como remédio para a icterícia. Ajudam a prevenir a formação de pedras na vesícula nos canais biliares.
Antioxidantes
Os morangos são ricos em vitamina C, antocianinas e flavonóides. Impedem a formação de radicais livres no organismo, combatem o estresse e o envelhecimento.
Colesterol
A lecitina e a pectina contida em os morangos reduzem o colesterol no sangue, assim, podem prevenir a aterosclerose.
Anti-inflamatórias
Morangos contêm 30 componentes anti-inflamatórios, devido à sua riqueza em ácidos, flavonóides e sais minerais, que reduzem as inflamações no intestino.
Contra-indicações
As pessoas que têm predisposição a desenvolver pedras nos rins devem evitar o seu consumo ou regulando-o. Isto se deve a que contêm ácido oxálico.
Devem ser evitados nos casos de diverticulose, porque o seu conteúdo em ácidos podem irritar o intestino e causar o agravamento de inflamações.
Perguntas frequentes
Diferença entre morango e morango
Ambos os termos são sinônimos. Morangos e morangos são termos iguais.
O morango é uma fruta?
Não é, as frutas são os pequenos pontos que encontramos sobre a sua superfície.
Por que os bebês não podem comer morango?
A fruta é altamente alergênica. Se um bebê consome morangos antes de estar totalmente pronto para o consumo, pode vir a sofrer de alergias durante toda a sua vida. Recomenda-Se que o consumam ao atingir o primeiro ano de idade e, até mesmo, alguns especialistas a recomendam apenas a partir dos 18 meses

Você engorde morango?
Todo alimento consumido em excesso pode chegar a engordar se não queimamos as calorias que traz para a nossa dieta.