Alimentos ricos em magnésio e colágeno

O magnésio e o colágeno são substâncias essenciais na nossa dieta diária. O primeiro é um mineral necessário para a manutenção do ritmo cardíaco e na saúde óssea, enquanto que o colágeno é necessário para a pele e o tecido conjuntivo do nosso organismo.

O que é o colágeno?
É uma molécula de proteína ou proteína que forma fibras. São secretadas por células do tecido conjuntivo e de outros tipos de células. É o componente mais abundante da pele e dos ossos, cobre até 25% da massa total de proteínas que possui um mamífero.
São flexíveis, com uma resistência à tracção de centenas de kg por centímetro quadrado. Se é desnaturada por fervura e deixa-se arrefecer, converte-se em gelatina.
O colágeno varia o seu diâmetro e a sua organização em diferentes tecidos. Também existem diferentes tipos de colágeno, todos relacionados, mas com uma composição diferente.
Quais são os benefícios dos alimentos ricos em colágeno?
Alguns acreditam que o colágeno engorda, mas não é verdade, engordam os compostos que se podem adicionar (Por exemplo, o açúcar, a gelatina) o colágeno traz um leve volume dos tecidos que o exigem, como a pele, tecido conjuntivo e mais.
O colagénio é responsável de que o atrito entre as articulações for apropriado e mantém o frescor e a juventude da pele.
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Alimentos que contêm colágeno
Entre os alimentos ricos em colágeno, temos:
Cebola e vegetais: cebola, alho e outros vegetais do gênero Allium contêm enxofre, mineral necessário para a síntese de colágeno. Também encontra-se os espargos e as couves.
Peixe azul: É recomendável por sua concentração de ácido graxo ômega 3, que mantêm os níveis de colagénio em seus valores apropriados.
Frutas cítricas: a vitamina C ajuda a preservar o colágeno. São recomendadas de frutas como abacaxi, limão, laranja, pimentão, brócolos e salsa.
Carnes: Fornecem proteínas e aminoácidos necessários para a síntese de colágeno.
Legumes: Quase todas fornecem colágeno no organismo. As mais ricas nesta substância são a couve-flor, espinafre, berinjela, couve e repolho.

Frutos secos: Aumentam a presença de colágeno no corpo. São recomendados: Pistache, castanhas, nozes, sementes de girassol, amêndoas, castanhas de caju e sementes de abóbora.
Gelatina: Deriva do colágeno em 90%
O que é o Magnésio?
É um dos minerais mais abundantes no corpo e um dos mais importantes. Encontra-Se nos ossos e outros tecidos corporais.
Cerca de 300 enzimas do corpo, apresenta magnésio é necessário para a formação de ATP, ou energia do corpo, participa na formação de dentes e ossos, o músculo cardíaco relaxa os vasos sanguíneos e regulariza os níveis de açúcar no sangue.
Como se relaciona o magnésio com o colagénio?
50% do magnésio é armazenado nos ossos e nos tecidos do corpo, junto ao colágeno. O magnésio é necessário para a formação das proteínas encarregadas de produzir e armazenar o colágeno em nosso organismo.
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Alimentos ricos em magnésio
O magnésio encontra-se em:
Frutos secos: Como sementes de gergelim e de girassol, avelãs, amêndoas, pistache e nozes.
Cereais: Leveduras, gérmen de trigo, arroz e milho.
Leguminosas Como grão de bico, soja, lentilha e feijão.
Frango, ovos e leite.
Alimentos com colágeno e magnésio
Ao consumir alimentos com colágeno e magnésio estamos trazendo para o nosso organismo duas substâncias fundamentais para o normal funcionamento do mesmo.
Entre os alimentos com colágeno e magnésio temos:

Vegetais de folhas verdes escuras.
Carne de vaca.
Couve.
Espinafre.
Fruta da paixão.
Frutos secos e sementes.
Folhas de beterraba.
Mexilhão azul.
Laranjas.
Peixe cavala.
Peixe garoupa.
Peixe.
Bananas.
Polvo comum.
Repolho.
Rúcula.
Soja.
Tilápia.
Fonte:
(1) https://alimentoscon.com/colageno-y-magnesio/
(2) https://www.natursan.net/magnesio/
(3) https://es.wikipedia.org/wiki/Colágeno
(4) http://alimentospedia.com/15-alimentos-ricos-en-colageno/