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Problemas de tireóide: qual a fonte de energia para escolher?

Em algumas situações, é necessário desenvolver uma dieta ideal para corrigir alguns dos disfunção, passando de mão em mão com a terapia médica. Mas em outros casos não é necessário seguir uma dieta regime específico, mas apenas alguns conselhos.
Antes de analisar a comida, amigos da tireóide, no entanto, vamos nos concentrar por um momento sobre o que é a tireóide e por que é importante para a sua função.
O que é a tireóide?

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na base do pescoço e na frente da traquéia. Sua função é produzir dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4).
O hormônio T3 é a forma mais activa da hormona T4, e, graças à intervenção de enzimas específicas, é convertido a partir do T4. A função desses hormônios é o controle do metabolismo celular e, portanto, ter efeitos em praticamente todos os órgãos e tecidos: pele, tecido conjuntivo (incluindo sangue) sobre o sistema cardiovascular, o nervoso e neuromuscular, aparelho digestivo, respiratório, esquelético, aparelho urinário e o resto do sistema endócrino.
É claro que um aumento ou uma diminuição nos níveis de hormônios da tireóide pode criar muitos problemas para o corpo. Entre as múltiplas funções que regulam, de fato, há ventilatório capacidade de produção de calor, retenção de líquidos, a frequência cardíaca e a função reprodutiva.
Para produzir os hormônios T3 e T4, a tireóide necessita de iodo. Portanto, o iodo não pode faltar em uma dieta saudável, e a sua ingestão diária deve ser de 50 a 120 µg para crianças, 150 µg para adultos e 250 a 300 µg para mulheres grávidas e lactantes.
Durante a gravidez, em particular, uma adequada ingestão de iodo é fundamental, porque os hormônios da tireóide são envolvidos no desenvolvimento do sistema nervoso do feto e uma deficiência faz com déficits neurológicos (medida que varia em função do grau de desequilíbrio hormonal, que, até a forma mais grave representado pelo cretinismo).
Alimentos amigos da tireóide
Alimentos que contêm iodo e o uso de sal iodado (iodo profilaxia) para o ajudar a prevenir o bócio, que é, ao aumento de volume da tireóide.

Ao longo dos anos, um bócio pode progredir trazendo o assunto para o hipotireoidismo, e é particularmente comum em algumas áreas definidas como “deficiência de iodo” (e na Itália, não estamos livres de deficiência de iodo!).
Neste último, é absolutamente necessário para implementar o iodo, profilaxia, que também pode fazer uso de óleo, iodado água e iodado, a adição de sal iodado.
Mas para aqueles que sofrem de disfunções evidente tireóide existem alimentos que devem entrar na dieta. Por exemplo, aqueles que sofrem de hipotireoidismo, muitas vezes, sofrem o ganho de peso, desenvolve prisão de ventre e tem altos níveis de LDL (o colesterol ruim).
No entanto, aqueles que sofrem de hipertireoidismo, é freqüentemente afetado pela perda de peso, aumento da defecação, e, às vezes, diarréia. Através de escolhas alimentares adequadas, você pode verificar estes sintomas e evitar o agravamento das condições do paciente.
O consumo de certos tipos de peixes, como salmão, truta, atum e sardinha, porque eles contêm ácidos graxos ômega-3. O omega-3 os ácidos gordos têm um efeito protetor sobre o sistema cardiovascular e, assim, ajudar a combater os problemas relacionados com o aumento dos níveis de LDL.
Os crustáceos, no entanto, são ricos em iodo (mas até mesmo os peixes têm um conteúdo e um bastante elevado de iodo). Além disso, o peixe, em geral, é uma fonte de selênio, um elemento de traço importante para assegurar a conversão de T4 para T3 e, em seguida, para a função da tireóide.
O selênio também é um antioxidante, e a tireóide desempenha um papel protetor contra os radicais livres e previne o desenvolvimento da doença tireoidiana auto-imune e inflamatória. Em relação ao selênio, outra boa fonte é o de frutas secas. As nozes e as avelãs são ricas em selênio, mas não exagere com o seu consumo, porque eles também são ricos em gorduras.
Frutos e produtos hortícolas frescos ajuda a controlar o peso e beneficiar dos intestinos e do sistema cardiovascular. Além disso, algumas frutas e vegetais, como espinafre e o abacaxi, também são ricos em iodo.
Entre os vegetais, no entanto, aqueles que sofrem de hipotireoidismo deve se lembrar de evitar os vegetais crucíferos (brócolis e repolho), como eles reduzem a absorção de iodo.
Altas concentrações de iodo também são encontradas em ovos, e as algas. Estes últimos são ricos em vitaminas, fibras e cálcio. Para aqueles que querem experimentar com pratos asiáticos (sopas, saladas e sushi) é definitivamente uma boa notícia.
Também o leite, principalmente se fortificado com iodo e de vitamina D, é um excelente alimento para consumir a tomar o iodo e para aqueles que sofrem de hipotireoidismo, em particular, tireoidite de Hashimoto (uma doença da tireóide é mais difundido).
A constipação pode ser combatida através da ingestão de alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais (cereais também são ricos em selênio), e feijão.
Estes são apenas alguns dos alimentos que podem ser considerados aliados da tireóide, mas cada um tem sua própria história e é bom que você fale com o seu médico ou nutricionista para confiar se ele quer elaborar um novo plano alimentar adaptado às suas necessidades.
Para aqueles que, por sua vez, não sofre de doença da tireóide, bem como para consumir alimentos que ajudam a preservar a glândula tireóide, deve-se prestar atenção ao tipo de sal que ele usa. Atualmente, o iodo profilaxia com sal iodado é o melhor método que temos para combater o bócio em áreas de deficiência de iodo.
No entanto, é possível encontrar nas lojas, o sal não iodado (que, por lei, não devem ser expostos nas prateleiras, mas apenas disponíveis mediante solicitação do cliente, para não gerar confusão). Qualquer endocrinologista irá dizer-lhe para adicionar sal iodado para a sua comida, e vai adicionar: “um pouco, mas iodo!”.