Alimentos fibrosos

Os alimentos fibrosos são produtos ricos em dois tipos de fibras necessárias para os nossos processos digestivos. Conhecer este tipo de alimentos é necessário para incluí-los de forma eficaz em nossa dieta.

O que são?
São alimentos que contêm fibras, um tipo de carboidrato que não pode ser diferido para o organismo, não são capazes de decompor-se e passam diretamente para o estômago, intestino delgado, cólon e são excretadas quase intactas.
Funções da fibra
Mantêm o bom funcionamento do intestino e reduzem o risco de contrair hemorróidas e bolsas pequenas no cólon conhecidas como diverticulite. Algumas destas substâncias são fermentadas no cólon, sendo este um processo que ajuda a prevenir muitas doenças.
As fibras também reduzem o mau colesterol presente no sangue, assim, promove a sua eliminação. Melhora a saúde cardiovascular, reduz a pressão arterial e inchaço.
Em pessoas que sofrem de diabetes, o consumo de fibras é importante, pois reduz o açúcar é absorvido pelo sangue até os níveis saudáveis.
Os alimentos com fibras são necessárias para perder peso, manter a fome controlada e necessitam de um maior tempo para ser processada. Assim, mantêm a sensação de saciedade por um período de tempo mais prolongado.

Segundo a Academia Americana de Nutrição e Dietética do consumo recomendado para homens é de 38 g de fibra e para mulheres é de 25 g. Para pessoas com mais de 51 anos de idade, o consumo é de 21 g para mulheres e 30 g para homens.
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Tipos de fibras
As fibras podem ser classificados em:
Fibras solúveis
As fibras solúveis são aquelas que se dissolvem em água, formando uma substância gelatinosa. Este tipo de fibra que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue. Também rcean uma camada de proteção sobre as paredes intestinais, e facilitando a digestão e o deslocamento das fezes.
Fibra insolúvel
Promove o saudável movimento intestinal e aumenta o volume das fezes. É muito recomendável em casos de prisão de ventre.
Alguns alimentos como a aveia são ricas em ambos os tipos de fibras, pelo que são especialmente recomendadas devido aos benefícios combinados que trazem para a nossa dieta.
Alimentos com fibras
As fibras solúveis e insolúveis são encontradas em uma grande variedade de alimentos como o arroz, trigo, centeio, aveia e cevada.

Fibras solúveis
Abacates.
Aveia.
A Batata doce.
Cevada.
Couves-de-Bruxelas.
Espargos.
Legumes.
Nabo.
Laranja.
Sementes de linho.
Tofu.
Fibras insolúveis
Farelo de trigo.
Linhaça.
Feijão.
Ervilhas e lentilhas.
Passas de uva.
Grão-de-bico.
Nabos.
Vegetais.
Framboesas frescas.
Sementes oleaginosas.
Maçã.
Morangos.
Fonte:
(1) http://dietas-medicas.com/guia-de-alimentos-fibrosos/
(2) https://alimentoscon.com/nutrientes/fibras/